Acervo Bertine das Neves Lima

Acervo Bertine das Neves Lima
Este Acervo está além de nossas possibilidades - minhas e da Professora Angela Matos - dadas às nossas relações com a família da Autora e com a produção literária do nosso entorno.

Estamos tentando há alguns anos fazer levantamento de possíveis escritores freinocencianos e eis que encontramos Bertine. Não é de nascença mas de coração. Chegou em nossa terra - Jampruca - e fincou raízes. Trouxe o Circo Bertine, aqui foi Professora, construiu família e fez nome. Ela é a Patrona de nossa Biblioteca Municipal Bertine das Neves Lima. De alguma forma, seus familiares lhe deram continuidade. Alguns escrevem, outros são professores, notícias chegam de atores etc.

Neste dezembro que prenuncia o fim de 2018, tivemos uma grande conquista. Chegamos aos originais do livro Rosas de Minha Vida, revelando uma Autora de fibra. Os mesmos foram salvos do fogo - ninguém soube explicar - mas permitem constatar a grandeza dessa mulher nordestina cheia de garra, que além dos afazeres de mãe, esposa, professora e artista circense, encontrava o refúgio necessário à Poesia, que ela deixou tão bem gravada em sua trajetória.

Esperamos - eu, Antonio Cabral Filho, nascido em Jamprucca em 13 de agosto de 1953 e a Professora Angela Matos, também jampruquense - que seus familiares nos ajudem no crescimento deste Acervo, revelando mais obras, fotos, diplomas, comendas literárias e artísticas que possivelmente Bertine tenha conquistado ao longo de sua vida artística e intelectual para brindarmos essa escritora genial que foi Bertine das Neves Lima.

Seguem os originais do seu livro Rosas de Minha Vida
...












































































***

4 comentários:

  1. Olá foi muito bom descobrir que vocês "salvaram" a obra de Bertine Neves. Conheço uma sobrinha dela, de consideração, que tem um exemplar do livro, mas me disse que está com algumas páginas arrancadas. Ela é proprietária do Circo Starlone e as origens do seu circo estão na família Neves. Caso possamos entender um pouco mais sobre essas histórias, segue o meu contato e o dela: Alda Souza (12)98269-0207 e Neide (71)99699-9455.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite sou nora de Bertine Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione meu blog. angelamatosescritora.blogspot.com. Estamos fazendo acervo sobre Jsmpruca

      Excluir