segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A História De Pedrinho * Antonio Cabral Filho - Rj

Elton Antonio Gonçalves de Oliveira,
autor d'A História de Pedrinho,
é de Teófilo Otoni. Eu o encontrei na rodoviária
de Governador Valadares. Ambos voltávamos para casa. Eu para o Rio e ele para Teófilo Otoni. Mas o meu neto viu o material de propaganda dele, um conjunto de cartazes todos desenhados com motivos infantis, muito colorido e não deu outra: foi lá. E danou moço daqui moço dali, e o Elton sem saber o que fazer. Eu também, porque o moleque ia querer um cartaz daquele, ou uma revistinha, alguma coisa para eu ler pra ele. Bastou o guri descobrir o livro e a coisa ficou feia. Veio logo me pedindo, com seu jeito carinho "vô, compra pra mim!" e eu fiquei embatucado. O que fazer agora? O Elton veio logo me dizendo "é baratinho, quase nada..." mas lhe cortei logo dizendo que estava viajando, que ele sabia bem a realidade, não podia folgar "na mão" que podia "dá rúim" etc e lhe disse que também era escritor. Pronto. Aí o tempo fechou. Ele deu logo o livro pro meu neto, trocamos contatos, chegou o ônibus dele e eu fiquei lá no banco lendo para o Gabriel.
É claro que não esperávamos de hoje o livro estar sendo comentado aqui, mas é que sou do tipo quixote e não desisto de uma ideia: há muito venho "garimpando" escritores nessa região do Vale do Suassuí. Comecei pesquisando sem querer e quando vi que a Academia de Teófilo Otoni tem no seu quadro de sócios gente do meu município, fiquei sentido. Mas que falta de amor próprio, de auto - estima, foi o que disse a mim mesmo. Mas tenho um grande problema em relação a isso, é que eu moro no Rio de Janeiro e preciso aglutinar pessoas lá. Estou trabalhando com afinco nessa ideia, já tenho duas pessoas certas, há outras em torno, e sei que com o tempo, eu solidifico essa proposta na cabeça dos colegas, pois trabalhar em grupo é muito melhor. E enquanto divulgamos os vizinhos, mostramos para eles que é assim que vamos nos unir, apoiando um ao outro.
Sucesso Elton!

E-mail: historiadepedrinho@gmail.com
***

Um comentário:

  1. Já tive oportunidade de ter um em mãos. A poeta Bertine,tive o prazer de ter como professora de artes e puericultura ( na época educação para o lar)há 35 anos.Morávamos na mesma Jampruca.Tambem participei de homenagem a ela na escola local.

    ResponderExcluir